28 de setembro de 2016

Esquema corporal e não só...

Hoje as crianças mais novas tiveram a tarefa de preencher uma silhueta humana com bocadinhos de papel de lustro (esquema corporal com volume/dimensão)... para muitos é o primeiro contato com a cola, com o pincel, com o papel colorido... E é tão bom vê-los explorar!
Por outro lado os mais crescidos exploraram a matemática!
Tirámos os nossos cadernos da gaveta e fomos explorar os números... Há muito tempo que não íamos para os cadernos e já estavamos um bocadinho esquecidos, mas agora é tempo de voltar ao mundo dos números! (hoje foi matemática, amanhã será escrita!)
E que bom que é ver estas pequenas mãozinha a segurar nos lápis...

Trabalho de casa

Ontem todos levaram para casa um trabalhinho...
hoje apenas cinco crianças trouxeram o trabalho de casa feito.
Ao mandar recados pelos mais novos estamos a incutir neles o sentido de responsabilidade, a importância de cumprir os seus deveres e além disso é importante conseguirem transmitir aos papás aquilo que é pretendido fazer/dar recados... Daí todos levarem o recado sem que os papás soubessem:)
Obrigado à família do Pedro e da Francisca, aos papás do Aleksander, da Kristina e do Vicente Costa por terem ajudado nos trabalhinhos! E parabéns aos filhotes que conseguiram dar o recado e fazer a sua tarefa...muito responsavéis! ;) (o trabalho de casa era para o dia seguinte!).

27 de setembro de 2016

A sombra

Hoje o desafio de outono foi um bocadinho complexo...
mas faz parte do crescimento superar desafios, colocar empenho naquilo que se faz, ser persistente, quebrar barreiras e tentar sempre fazer mais e melhor! Hoje aprendemos que basta dedicação, força de vontade, empenho e conseguimos superar obstáculos... "desistir" e "não consigo" palavras proibidas na sala do mar :) (cada um faz como sabe... estamos a aprender!)
No final o desafio foi superado com sucesso! :)
Ora passo a explicar... a Susana deu-nos algumas folhas de outono e tivemos de fazer a correspondência à sua sombra! Não foi fácil descobrir a sombra da folhinha mas fomos persistentes, fizemos várias tentativas e o objetivo final foi superado (e ficámos tão contentes!) :) Parabéns, pequenos curiosos... Pequenos passos e Grandes conquistas!

O esquema corporal

Decidimos em grande grupo trabalhar o outono e o esquema corporal (que já andava um bocadinho esquecido) ao mesmo tempo... Assim sendo hoje começámos por perceber que o corpo se divide em três partes: cabeça, tronco (tal como o nosso tronco de outono) e membros.
Depois fomos para as mesas fazer um puzzle do esquema corporal... mas os puzzles não eram todos iguais. Hava puzzles de quatro peças, de seis e de oito partes consoante a faixa etária de cada um. Foi um desafio muito interessante...
Depois pintámos, colocámos um título no trabalho e ficou assim...
E como sobraram alguns puzzles,
hoje todos levaram um trabalhinho de casa: construir um esquema corporal com a família! Quero ver quem leva amanhã o trabalho de casa feito. Bom trabalho!

As cores de outono

Castanho, amarelo, vermelho, cor-de-laranja...
são as cores que pintam o outono!
Depois de uma longa conversa sobre as folhinhas que caiem das árvores fomos pintar um tronco de outono e carimbar as suas folhinhas com as cores desta estação do ano. Fizemos carimbos com cotonetes...foi muito engraçado! 
E as nossas árvores de outono ficaram assim! Temos artistas... :)

Outono

Comecámos a semana a falar sobre a nova estação do ano que chegou... o OUTONO.
Em grande grupo fizemos o registo daquilo que sabemos sobre o outono e depois fomos para as mesas fazer um desenho alusivo a esta estação
 
E aqui está o nosso registo!

Outono

Comecámos a semana a falar sobre a nova estação do ano que chegou... o OUTONO.
Em grande grupo fizemos o registo daquilo que sabemos sobre o outono e depois fomos para as mesas fazer um desenho alusivo a esta estação
 E o registo coletivo ficou assim...